
A variz é uma doença vascular caracterizada pelo inchaço e deformação das veias. Pode afetar qualquer parte do corpo, mas em geral é encontrada nas pernas e pés, que são áreas onde ocorre um estresse intenso do sistema circulatório. Como na maioria das doenças existe uma combinação de fatores que colaboram com o aparecimento das varizes e evitando-os é possível minimizar a chance da doença ocorrer, e se ocorrer será em menor gravidade.
A variz é influenciada pela genética e pelo gênero, mulheres e pessoas que têm ascendentes próximos que possuem ou possuíram muitas varizes são sérios candidatos a desenvolverem o problema e devem ter cuidado redobrado para evitá-lo. A seguir, alguns passos a serem tomados por pessoas que pretendem evitar de forma natural esse tão sério problema antes que ele se torne um caso cirúrgico:
- Emagreça: Quanto menor o seu peso menos você forçará as veias de sua perna ao fazer qualquer coisa de pé, o que diminuirá a chance de deformá-las. Manter o peso sobre controle além de ajudar a evitar o aparecimento das varizes também te ajudará com várias outras doenças de origem circulatória, como a celulite.
- Evite calor excessivo
: Seja por banhos muito quentes, insolação ou sauna, não é saudável expor seu corpo a temperaturas acima das que ele é feito para trabalhar. O calor excessivo lesiona principalmente as células da superfície, o que pode causar danos a sua pele ou vasos sanguíneos periféricos, resultando em varizes, pele oleosa ou ressecada, descamamentos e melanomas. Nunca tome sol entre as 10h e 14h, utilize protetor solar e sempre refrigere sua pele de tempos em tempos se tiver expondo ela excessivamente. Faça exercícios : Porém os de pouco impacto e sem forçar mais do que seu corpo aguenta. Isso pois exercícios são bons pois além de ajudar a controlar o peso, mantem os músculos mais fortes e resistentes e esses por sua vez ajudam a proteger a veias. Não se deve exagerar pois o impacto de exercícios muito intensos agride as veias demasiadamente, logo o ideal é praticar modalidades como natação, bicicleta ou caminhada, mas não corrida. No caso de academias, frequente as que contam com profissionais formados que te orientarão como obter bons resultados sem agredir o seu corpo. - Evite roupas que agridam a circulação: Roupas duras e apertadas, como jeans “segunda pele”, cintos ou elásticos atrapalham a circulação sanguínea estrangulando as veias, o que faz com que aumente muito a pressão dentro dos vasos logo abaixo da área apertada, o que pode fazê-lo se deformar. Saltos altos são também conhecidos por atrapalhar a circulação e serem causadores de celulites, acreditava-se que eles piorassem a situação de varizes também porém estudos atuais indicam que talvez nesse caso eles sejam “inocentes”, porém aconselho a não exagerar, eles ainda são agravantes para várias outras doenças.
- Utilize meias elásticas para varizes: Porém pesquise a procedência da meia e a utilize corretamente, como dito antes, roupas apertadas não planejadas PIORAM o problema, as meias ideais para varizes apertam a perna de forma a não estrangular os vasos e sim a dar apoio a eles, para que não sofram impacto e não se deformem. Siga as instruções de utilização da meia, que geralmente mandam você não utilizá-la se estiver causando desconforto, vesti-la deitado e pela manha, usar sempre meia da menor compressão para seu caso e que tenha tamanho ideal para sua perna.
- Mantenha variações hormonais sob controle: Redobre o cuidado em fases da vida onde existam forte variação hormonal (gravidez, amamentação, menopausa, menstruação, etc) e se tiver algum sinal de uma variação fora do comum, consulte um médico.
- Balancear a alimentação e ingestão de toxinas
: Além do objetivo de não engordar, você deve se importar também em evitar produtos que afetem negativamente o sistema circulatório, como excesso de sal, tabaco e álcool. Faça uma dieta balanceada contendo todos os nutrientes e vitaminas necessárias para seu corpo não sofrer de nenhuma deficiência. - Evitar ficar muito tempo na mesma posição: O estresse contínuo de um vaso sanguíneo pode levá-lo a sofrer algum trauma resultando em um variz, logo evite longos períodos sentados ou de pé. Dê uma volta a cada muito tempo sentado ou sente-se a cada muito tempo em pé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário