A acupressão e a acupuntura trabalham, estimulando determinados pontos
de pressão específicos localizados em diferentes regiões do corpo. A
estimulação desses pontos de pressão é usada para melhorar a resposta
do corpo a uma série de condições de saúde.
Hoje, essa técnica terapeutica ganhou reconhecimento em todo o mundo
através da Medicina Alternativa atuando em uma gama de doenças, incluindo as dores de cabeça.
(Fonte: http://vilamulher.terra.com.br)
(Fonte: http://vilamulher.terra.com.br)
A dor de cabeça pode ser um sintoma presente em numerosos problemas de saúde, e também pode ser associada com a tensão, o stress e a fadiga. O Do-in/Acupressura pode proporcionar alívio significativo à dor de cabeça, estimulando determinados pontos específicos:
Estes são os pontos: VB20, IG 4 e F3.
O Ponto VB20 está localizado na base do crânio. Na depressão que pode ser sentida, logo abaixo da base do crânio. A estimulação desse ponto pode aliviar a dor sentida na região das temporas, e nos lados da cabeça. Você pode aplicar pressão direta sobre este ponto com o dedo durante 2-3 minutos, ou massagear a área gentilmente.
O ponto IG4 está localizado na depressão entre o polegar e o dedo indicador. Use o polegar da outra mão para pressionar este ponto por cerca de 2-3 minutos. Em seguida, massageie suavemente a área com movimentos suaves em direção ao pulso, por mais 2 minutos. Este ponto pode ser muito eficaz também para dor de dente e sinusite.
É preciso também tomar cuidado para não estimular alguns pontos em determinadas condições. Como por exemplo, o IG4 não deve ser estimulados em mulheres grávidas. pois a estimulação deste ponto é conhecida por induzir as contrações uterinas em mulheres grávidas e, consequentemente, pode levar ao parto prematuro.
Além destes pontos, a pressão ou massagem suave nas têmporas, e nos cantos internos das sobrancelhas também pode proporcionar alívio da dor.
É aconselhável seguir a orientação de um profissional em acupuntura, para ajudá-lo a localizar os pontos, por primeira vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário