quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DORES NAS COSTAS! VOCÊ TEM? CUIDE-SE!


A dor nas costas é a doença crônica mais comum entre os brasileiros. É, também, a menos tratada, apesar de ser percebida precocemente. O problema afeta 36% da população, e 68% dos atingidos buscam tratamento. Os dados são de um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz.

Dentre as principais causas para este anunciado episódio de lombalgia acontecer, podemos listar: tumores, cistos, lesões nos nervos, nas vértebras, nos discos, má postura, fraqueza dos músculos da região, tabagismo e obesidade.

Em geral, as lombalgias, têm origem mecânico-postural. Embora nas regiões cervical, dorsal e lombar possam ocorrer tumores, infecção ou inflamações, a causa mais freqüente da dor nas costas é mecânico-postural degenerativa. Alguns pacientes têm a coluna perfeitamente alinhada, não apresentam desvio postural nenhum e reclamam de dor nas costas. Pode-se dizer, então, que nesses casos a dor é causada por alterações musculares resultantes, por exemplo, de a pessoa permanecer muito tempo na mesma posição sem conseguir relaxar a musculatura.


Uma alternativa para amenizar as dores na coluna é o método de fisioterapia GDS. Nele, por meio de massagens, alongamentos e exercícios, o profissional ajuda o paciente a conhecer o próprio corpo. O objetivo é reprogramar a boa função de cada grupo muscular e preservar a organização saudável entre as vértebras da coluna. Essa metodologia acredita que esses aspectos influenciam na postura do indivíduo. Desse modo, respeitará sua individualidade e escolherá a melhor maneira de tratá-lo.


Existem nove estratégias que ajudam a proteger a coluna e a combater os problemas que já se instalaram até aqui. Tire proveito.

1) Alongar-se sempre;

2) Melhorar a postura;

3) Apagar o Cigarro;

4) Relaxar;

5) Escolher bem o calçado;

6) Seguir uma dieta balanceada;

7) Dormir bem;

8) Praticar exercícios;

9) Maneirar o peso da bolsa.

Levando em consideração estas dicas para o seu dia-a-dia, certamente sua qualidade de vida irá melhorar e suas dores irão desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário