sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O PODER DO TOQUE!


O PODER DO TOQUE!

A pele é o maior órgão do corpo humano e contém milhares de terminações nervosas em constante alerta para receber as diferentes formas de mensagens do ambiente.
O primeiro estímulo sensorial da vida humana vem da sensação do toque ainda no útero. O toque é fundamental no crescimento e desenvolvimento, comunicação e aprendizado do ser humano. É essencial também para o conforto, auto-estima, para o equilíbrio emocional e intelectual.

A questão é que vivemos numa época de violências, abusos sexuais, individualismos, relações supérfluas e amizades virtuais. Com isso, está se perdendo a liberdade de tocar, de abraçar uns aos outros.

Precisamos reaprender o poder do toque e praticá-lo diariamente em nossa vida, abraçando mais, segurando uma mão, sem constrangimentos e mal entendidos. Por isso, por favor, façamos isso com respeito porque o ato de tocar é puro e a malícia está na mente contaminada das pessoas. O toque é uma terapia!

E CLARO, A TERAPIA DO TOQUE TAMBÉM ESTÁ EM UMA BOA MASSAGEM, UM MOMENTO QUE ALÉM DE RELAXAMENTO, TRAZ AUTO-CONHECIMENTO, ACOLHIMENTO, AMOR PRÓPRIO.

Li uma reportagem da superinteressante que fala justamente sobre isso. Vejam um trecho:

"A pesquisadora americana Tiffany Field, Diretora do Instituto de Pesquisa do Tato, da Escola de Medicina da Universidade de Miami, e autora do livro Touch (Toque, inédito no Brasil), diz que a diminuição da violência é apenas um dos inúmeros benefícios que o toque pode trazer às pessoas. Baseado em pesquisas sobre o assunto no mundo todo, seu livro revela que o contato físico tem um poder bem mais amplo que o de tratar lesões musculares, por exemplo, com um bom massagista. Além de aliviar o estresse e a ansiedade (e seus reflexos no comportamento e no metabolismo), o contato físico teria efeitos positivos no crescimento, na respiração, nas ondas cerebrais, na freqüência cardíaca e até no sistema imunológico, ajudando no combate às doenças.
A privação do toque, do contato e dos movimentos corporais são as causas básicas de vários distúrbios emocionais, incluindo comportamentos depressivos e autistas, hiperatividade, aberração sexual, uso abusivo de drogas, violência e agressão e afeta também o sistema imunológico. A explicação estaria no fato de que, com menos contato, o nível do hormônio responsável pelo estresse se eleva, o que fragilizaria o sistema imunológico. Da mesma forma, o relaxamento provocado em pessoas que receberam massagens reduz a adrenalina (hormônio ligado ao estresse), melhorando também a defesa do organismo contra doenças."
Para ver mais dessa reportagem acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário